3 Março de 2002

A Flashindex apresenta-se no jornal O Primeiro de Janeiro

Publicado no Primeiro de Janeiro, Domingo, 3 de Março de 2002

Pioneiros da net optimizam pesquisas

Optimizar a procura de informação na Web e criar sites para empresas são os grandes desafios da Flashindex, uma empresa pioneira na introdução da pesquisa na Internet em Portugal."O objectivo primordial é oferecer aos seus parceiros o melhor aproveitamento da vasta informação que existe nos domínios das novas tecnologias da informação."

A empresa trabalha na pesquisa e recolha de informação e o mercado é dos mais apetecíveis da actualidade no mundo da informação. Trata-se da indústria das novas tecnologias da informação e os grandes parceiros figuram nos computadores de uma imensa infinidade de utilizadores da Internet. Flashindex - Sistemas de Informação é o nome da empresa que fornece as bases de dados para alguns dos principais motores de busca do nosso país: "Clix", "NetIndex" e "Instituto Superior Técnico", que são os parceiros de reconhecido valor que disponibilizam a informação recolhida.

Pioneira na tecnologia

A Flashindex foi das primeiras empresas do ramo das tecnologias da informação a aparecer no início da Internet em Portugal e, desde então, assumiu a responsabilidade que o desafio da procura de informação passou a representar a todos aqueles que fazem da World Wide Web uma ferramenta de trabalho. "Começamos como um projecto no Instituto Superior Técnico, através da JUNITEC, com o objectivo de desenvolver um motor de pesquisa, que ficou on-line em 1997", conta Rui Neves, um dos directores e fundadores da Flashindex.

E é com orgulho que o sócio director e fundador Nuno Neves reforça este momento chave da empresa: "foi num ano de trabalho que desenvolvemos o software e recolhemos a informação, justamente na altura em que apareceram os primeiros motores de pesquisa no mercado português."

Numa altura em que o número de páginas disponíveis não pára de aumentar, tornando cada vez mais complicado o acesso rápido, a Flashindex apresenta uma solução ideal para a pesquisa de informação na Internet lusófona através de aplicações tecnológicas avançadas, de uso intuitivo, desenvolvidas pela empresa. "O objectivo primordial é oferecer aos nossos parceiros o melhor aproveitamento da vasta informação que existe na Internet nos seus vários formatos, texto, imagens ou som. ", afirma Rui Neves.

Para tal, a Flashindex concebeu uma vasta gama de produtos de forma a optimizar a procura de informação e tornou-se pioneira na introdução da pesquisa por ficheiros de vários formatos, nomeadamente MP3, vídeo/imagem e outras extensões ,no mercado nacional.

Segundo explicam os dirigentes e fundadores da empresa, um dos serviços disponibilizados é uma aposta na pesquisa de site, que permite ao utilizador procurar informação num endereço específico da Internet.

Por outro lado, e de acordo com Rui Neves, a Flashindex visa também "o desenvolvimento de sites para outras empresas, com o objectivo de proporcionar às mesmas a oportunidade de se ligarem à rede mundial de informação, e desse modo entrarem em contacto com milhões de utilizadores".

Melhor motor luso

De facto, a Flashindex pode orgulhar-se não apenas pelo pioneirismo da actividade que desenvolve como também pelo reconhecimento que tem vindo a ter; e disto é exemplo o "NetIndex". É que este foi considerado, recentemente, o melhor motor de pesquisa em Portugal, distinção atribuída pela revista PCWorld. Anteriormente o "NetIndex" já constava na lista dos World Hottest 100 European Web Site, bem como no Top 5% Portugal, para além de ter sido nomeado para os troféus Jetnet.

E quanto a este motor luso, para além da pesquisa automática, o "NetIndex" inclui um directório com o maior número de páginas indexadas manualmente em Portugal. São mais de 55 milhares de sites, distribuídos por 3175 secções, que constituem a maior base de dados do país.

"Se para si um motor de procura tem de ser rápido, eficaz e, sobretudo, oferecer a garantia de que "aquela" página específica que quer encontrar não fica de fora, então o "NetIndex" é a solução que procura!", exclamam os directores. Contendo a maior base de dados disponível no nosso país, o "NetIndex" assegura ao utilizador a pesquisa de vários formatos de informação na net.

O "NetIndex" é ainda o produto desta empresa que mostra que, com a incorporação de um novo algoritmo de revelância e um novo robot, as páginas são encontradas em pouco tempo, com a segurança de se ter acesso a uma maior quantidade de informação, incluindo imagens e som.

"Tudo na velocidade certa!", exclama Rui Neves. "E tudo isto resulta de um trabalho intenso e constante, feito por uma equipa especializada, com o objectivo de melhorar e actualizar os resultados do motor de busca, usando as novidades mais recentes da tecnologia para dar aos utilizadores do "NetIndex" a informação que precisam na altura certa".

"Mudar é natural!"

E neste ritmo virado ao desenvolvimento e crescimento, foi o início deste ano mais uma data marcante para a Flashindex, que lançou no mercado dois novos sites, ambos orientados para a pesquisa de produtos electrónicos: "A Casa do Camaleão" e o "Electronix", este último um canal do Portal Clix. Sob o lema "Para quem mudar é natural!", a "Casa do Camaleão" é a maior base de dados de produtos electrónicos de consumo em Portugal, onde se encontram indexados cerca de 1700 produtos de todas as marcas existentes no mercado. www.camaleao.pt é o endereço do site que, para além da pesquisa dos produtos, oferece tudo o que acontece no mundo das novas tecnologias, com notícias que são constantemente actualizadas.

"O Camaleão gosta de ser um bom anfitrião, para agradar e satisfazer todos os que o vêem visitar", relatam os directores da Flashindex. Assim, a "Casa do Camaleão" todos os dias oferece as últimas novidades do mundo das novas tecnologias, com notícias actualizadas sobre modelos, operadores e fabricantes, entre outros.

Na totalidade, contam-se mais de cinco notícias por dia e um destaque alargado com informação detalhada sobre um novo produto todas as semanas. Nuno Neves, a propósito, sublinha que "o objectivo do Camaleão é facilitar a descoberta de novos produtos de electrónica de consumo, e simplificar a decisão de compra. Para isso foram implementadas diversas funcionalidades, tais como comparação entre produtos, dicas de compra, notícias e ensaios. No futuro será lançada a comparação de preços. ".

A ideia nasceu da constatação de que o mundo Web está, de facto, em constante transformação e evolução para o aperfeiçoamento. E se o sector das tecnologias está em constante mudança e todos os dias surgem novidades que tornam obsoletos os produtos mais recentes, não é, pois, fácil gerir toda esta informação e garantir uma actualização de conhecimentos sem alguma pesquisa diária aos sites dos fabricantes e marcas dos produtos. Ora, isto é uma tarefa que necessita tempo e muita pesquisa, e que nem sempre é possível.

E para evitar esse trabalho acrescido e perdas de tempo, foi criada a "Casa do Camaleão". Neste site é possível saber tudo o que se passa, com a certeza de que não lhe escapa nada. A casa do "Camaleão" alberga um conjunto variado de dados sobre o universo dos telemóveis, computadores de bolso, dispositivos híbridos, fotografia digital, consolas de jogos, leitores de MP3, leitores de DVD, impressoras, scanners, vídeo digital e computadores portáteis. Neste site encontram-se as principais características destes produtos, e respectivos fabricantes e operadores, bem como uma constante actualização acerca dos novos lançamentos.

No que respeita ao "Electronix", aproveitou-se o know-how reunido durante o desenvolvimento do Camaleão e aplicou-se na criação de um canal com funcionalidades semelhantes para o Portal Clix.

"O "Electronix" é um site sobre electrónica digital que apareceu, pois, a provar as competências da Flashindex que se impõem aos concorrentes mais directos no mercado", avançam os directores da empresa.

Futuramente, a Flashindex aposta na prestação de serviços a outras empresas na área das novas tecnologias. Com um conhecimento acumulado ao longo de vários anos, a Flashindex dedica-se à criação de sites para outras empresas. bem como toda a infraestrutura de apoio ao desenvolvimento do seu negócio, nomeadamente bases de dados, a infraestrura de mail e de rede.

notícia anterior
notícias mais recente

próxima notícia